Anterior

\'Pedem renúncia para evitar constrangimento de me tirar de forma ilegal\'

26/03/2016

Anterior

Próxima

Mega-Sena sorteia R$ 9 milhões neste sábado (26)

26/03/2016

Próxima
26/03/2016 - 08:31
Novo 'monitor de secas' auxiliará o Nordeste a enfrentar a estiagem

A ferramenta vai acompanhará o fenômeno na região, viabilizando o atendimento à população e aplicação de políticas públicas

Foto: Ministério da Integração Nacional

O governo lançou nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, o "Monitor de Secas do Nordeste do Brasil". O sistema atuará no acompanhamento regular e periódico do fenômeno na região, viabilizando a aplicação de políticas públicas para atender a população em períodos de escassez de água. 

Sob coordenação institucional do Ministério da Integração Nacional (MI) e coordenação técnica da Agência Nacional de Águas (ANA), o Monitor de Secas foi desenvolvido por um grupo de especialistas e instituições federais e estaduais a partir de um compromisso aprovado em 2013. 

O assessor especial do MI, Irani Braga Ramos, explica que o Monitor de Secas apoiará o trabalho do governo federal no alerta precoce da condição de seca e servirá como subsídio para a tomada de decisões nas escala federal, estadual e municipal.

"O trabalho é apenas a primeira etapa de melhorias e gerenciamento das secas no Brasil e tem potencial para levar a questão, seus impactos sociais e as ações de preparação e resposta a um novo patamar. Representa um passo no sentido da migração do gerenciamento de crises (abordagem reativa) para a gestão de riscos (abordagem proativa), com redução de custos e prejuízos globais", disse.

A base de dados do Monitor classifica a severidade da seca de acordo com níveis de intensidade. Os mapas do Monitor de Secas são produzidos mensalmente, de forma colaborativa. 

Para saber mais acesse: monitordesecas.ana.gov.br

Fonte: Ministério da Integração Nacional






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.