Anterior

Alagoas mantém Programa do Leite, mesmo sem repasses da União

12/12/2017

Anterior

Próxima

Homem que matou mulher em Piranhas após ser chamado de corno é preso em Paulo Afonso/BA

12/12/2017

Próxima
12/12/2017 - 14:14
Estudantes da Escola Estadual Laura Chagas conhecem Secretaria do Governo

Embaixadores do Planejamento aprenderam mais sobre orçamento, dados abertos e transparência na esfera governamental
Por: Texto de Minne Santos
 Foto: Minne Santos 

Desmistificar o funcionamento da máquina pública aos olhos dos estudantes é uma das tarefas que o Governo de Alagoas vem se empenhando, cada vez mais, em fazer. E foi justamente para estreitar laços e mostrar um pouco dos trâmites do Estado que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) recebeu, nesta segunda-feira (11), a visita dos embaixadores do planejamento da Escola Estadual Laura Chagas, localizada em Santana do Ipanema.

No encontro, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os jovens puderam aprender, de forma dinâmica, um pouco mais sobre temas como orçamento público, transparência e dados abertos na esfera governamental.

“Acabamos saindo daqui com mais perspectivas, com uma visão maior do mundo e, principalmente, sabendo mais sobre o nosso Estado, coisa que pode nos ajudar a transformar a sociedade”, afirma o estudante Diogo Cavalcante.

De acordo com o secretário executivo de Planejamento e Gestão, Tadeu Barros, iniciativas como essa são imprescindíveis para que os estudantes saibam a importância de se participar ativamente das questões ligadas ao Governo e para que multipliquem todo o conhecimento adquirido.

“O maior papel da administração pública é incentivar essa aproximação entre sociedade e governo. Acredito muito que esses jovens são o futuro Estado de Alagoas e, para que eles alavanquem a nossa sociedade e questionem os caminhos que estamos tomando, é preciso, antes de tudo, que eles conheçam a máquina e tenham voz para falar sobre o que acreditam ser o melhor para todos”, explica Tadeu.

Para a diretora-geral da Escola Laura Chagas, Marta Tavares, a oportunidade foi essencial para que os alunos se sintam agentes transformadores e que passem a pensar em ações que devem influenciar o bom andamento da coisa pública.

“É muito importante que eles tenham uma compreensão melhor do que é a gestão pública, do que é a gestão democrática. Antigamente, a gente não tinha esse acesso, esse tipo de incentivo. É imprescindível que eles saibam que a máquina pública não está tão distante do nosso alcance, e que possam participar cada vez mais da tomada de decisões pelo bem do nosso Estado”, afirma Marta.

Embaixadores do Planejamento

Desenvolvido pela Superintendência de Planejamento e Políticas Públicas (Suplan) da Seplag, o projeto Embaixadores do Planejamento, ao qual os estudantes estão vinculados, vem disseminando o Plano Plurianual Participativo (PPA), de uma forma lúdica, a alunos do ensino médio de todo o Estado. Somente nesse ano, 438 alunos foram formados pela pasta.

“É muito gratificante multiplicar esse tipo de conhecimento, que faz com que os estudantes conheçam a estrutura de governo e pensem em políticas públicas que podem, futuramente, beneficiar não só eles, mas toda a sociedade. Esperamos formar mais embaixadores no ano que vem e repassar, ainda mais, a importância de se participar do desenvolvimento do Estado”, explica o gerente de Monitoramento e Avaliação de Programas da Suplan, Eduardo Ferreira.






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.