Anterior

Acusado de assassinar jovem a facadas é preso em Delmiro Gouveia

16/02/2018

Anterior

Próxima

Uneal oferta vagas para cursos de pós-graduação em Santana do Ipanema

16/02/2018

Próxima
16/02/2018 - 14:10
Renan Filho pede união de esforços para priorizar agenda de desenvolvimento

Governador apresentou mensagem do Poder Executivo na abertura dos trabalhos legislativos de 2018
Por: Texto de Severino Carvalho
 Foto: Márcio Ferreira 

O governador Renan Filho apresentou, na tarde desta quinta-feira (15), a mensagem do Poder Executivo durante a abertura dos trabalhos legislativos na Casa de Tavares Bastos. Ele expôs as principais ações desenvolvidas nos três anos e dois meses de gestão e apontou os projetos e metas para 2018. Em entrevista coletiva, disse estar otimista e conclamou os parlamentares a substituírem a agenda eleitoral pela agenda do crescimento, para fazer Alagoas cada vez mais forte.

“Trago uma solicitação: vamos integrar esforços, vamos nos unir pelos pontos comuns e deixar as divergências para o período pós-crise, porque a integração, a união, o trabalho conjunto e coletivo da Casa de Tavares Bastos com o Poder Executivo e com o Poder Judiciário – sempre primando pela independência necessária – são fundamentais para que, juntos, consigamos fazer em 2018 o que os alagoanos esperam de nós”, disse o governador. 

(Fotos: Márcio Ferreira)

 

Vinte e um dos 27 deputados compareceram à sessão solene, aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Dantas. Compuseram a mesa o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa; os presidentes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Praxedes; e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Rosa Albuquerque; além do promotor Almir José Crescêncio, que representou o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça. Secretários de Estado e presidentes de órgãos e autarquias estaduais também prestigiaram a solenidade.

 

(Fotos: Márcio Ferreira)

 

Dívida

 

Renan Filho iniciou seu discurso falando da dívida de Alagoas para com a União, que caiu de R$ 8 bilhões para cerca de R$ 6 bilhões, por meio da mudança do indexador.

“Quando assumimos o mandato, Alagoas devia 175% da sua receita corrente líquida. Três anos e dois meses depois, a dívida de Alagoas caiu para 95%. Isso é algo muito representativo e, talvez, seja a maior redução na República Federativa do Brasil de um endividamento de um Estado para com a União, desde o período da redemocratização. Isso é o que nos garante fazer os investimentos que Alagoas está vendo em todas as áreas”, analisou Renan Filho.

Na Educação, o governador citou a transformação por que passa o setor, tanto na estrutura organizacional quanto física, com a reforma e recuperação de praticamente todas as escolas da rede estadual, com a construção de 65 ginásios esportivos, a instalação de 50 escolas em tempo integral e de projetos como o Escola 10 e o Escola da Hora.

 

(Fotos: Márcio Ferreira)

 

Na Segurança Pública destacou a criação do Programa Força Tarefa e do Ronda no Bairro; a construção dos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps), que já totalizam 13 e serão 25 até o final do ano; o fortalecimento do policiamento aéreo, a instalação do sistema de radiocomunicação digital, do Laboratório Forense, do novo Instituto Médico Legal (IML) e do Complexo de Delegacias Especializadas (DHPP/DRN). Estas duas obras serão entregues em breve.

Renan Filho destacou como importante marco no ano de 2017 a realização dos concursos públicos para a Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros (CB), com a oferta de 1.150 vagas. “Convocamos a reserva técnica da PM, da Polícia Civil e, em 2018, mais uma vez teremos novos concursos para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Militar”, garantiu.

Na área da Saúde, o governador citou a construção do Hospital Metropolitano e da Mulher, em Maceió; e do Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo. Outros dois equipamentos de saúde já foram licitados: um em Delmiro Gouveia (Hospital Regional do Alto Sertão) e em União dos Palmares (Regional da Mata). Ele lembrou que na capital pôs em funcionamento duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e que mais duas serão construídas, uma no Jacintinho e outra no Tabuleiro do Martins.

 

(Fotos: Márcio Ferreira)

 

“Poucas coisas na minha vida – entre elas eu gostaria de colocar o convívio com a minha família e com a minha esposa, que são cada vez mais raros, mas eu tenho dito para eles que vou recuperar isso no futuro – me dão mais satisfação do que passar pela Via Expressa em Maceió, olhar para ali e ver o prédio de primeiro mundo, que vai ser um dos hospitais mais modernos do Nordeste, sendo construído aqui na nossa Alagoas”, disse, emocionado, Renan Filho.

O conjunto de investimentos feitos na Saúde, segundo ele, vai gerar cerca de 10 mil empregos no setor em todo o Estado. “Saúde é feita por gente, por técnicos em enfermagem, por enfermeiros, por médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais. E esse será o maior programa de geração de emprego na Saúde da história de Alagoas”, garantiu.

Na Infraestrutura, chamou a atenção para as obras fundamentais executadas na capital, a exemplo da construção dos eixos viários do Cepa e do Quartel, que desafogarão o tráfego nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro; o início das obras do viaduto na rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a duplicação da AL-220, entre Maceió e Arapiraca.

“Enquanto o Brasil vive uma das suas maiores crises, Alagoas está de pé, está firme, honrando seus compromissos, com o Governo em dia. De maneira que estou muito otimista com relação a 2018. Nos anos anteriores fizemos todos os procedimentos para que neste ano tenhamos a maior produtividade do Governo, e o papel da Assembleia Legislativa é fundamental”, finalizou.






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.