Anterior

Detran/AL discute com municípios a regularização dos transportes escolares

27/03/2018

Anterior

Próxima

Governo do Estado libera primeira-faixa salarial nesta quinta-feira (29)

27/03/2018

Próxima
27/03/2018 - 11:35
Sesau atende quase 8 mil pessoas em Piranhas, Olivença e Colônia Leopoldina

População teve acesso a vacinas, orientações nutricionais e consultas no Dia D do Governo Presente
Por: Texto de Marcel Vital
 Foto: Olival Santos 

Durante os três dias do Dia D Governo Presente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atendeu 7.838 pessoas nas cidades de Piranhas, Olivença e Colônia Leopoldina. Os serviços, oferecidos na semana passada, atraíram crianças, jovens, adultos e idosos, que foram em busca das ações de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças.

Os estandes destinados à prevenção do diabetes realizaram 485 testes de glicemia capilar, 420 verificações de pressão arterial, seguidas por 408 cálculos de massa corpórea e pela aplicação de 371 vacinas, entre elas as de hepatite A e B, dT, dTpa, pneumocócica, varicela, influenza, rotavírus, doença meningocócica, penta valente, VIP, VOPL, tetra e tríplice viral, além da realização de 922 testes rápidos de HIV, hepatite B, C e sífilis.

Ao todo, 1.405 pessoas participaram de palestras e orientações, sendo 819 sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, 274 a respeito de prevenção e controle da dengue e 262 de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Ainda durante o evento, foram distribuídos 167 frascos de hipoclorito de sódio, 200 kits de saúde bucal, 877 preservativos masculinos e femininos, assim como os kits da Campanha Saúde Verão. Nos espaços Bem-Estar, onde foram oferecidos os serviços de orientação nutricional, massoterapia, alongamento, práticas laborais e aula de zumba, 1.426 usuários foram beneficiados.

Das consultas especializadas oferecidas à população, a mais procurada foi a de ortopedia, onde 77 pessoas submeteram-se aos atendimentos. Também foram feitos 32 Testes da Orelhinha e Triagem Auditiva, 28 com cardiologistas, 10 com dermatologistas, 30 com otorrinolaringologistas, 20 com clínico geral, 10 com oftalmologistas, 25 com cirurgião médico e 25 psiquiatras.

Durante a triagem foram agendadas 169 consultas nas áreas de dermatologia, gastroenterologia, endocrinologia, genética, nefrologia, oftalmologia adulta e pediátrica, ortopedia, pneumologia, proctologia, reumatologia, otorrinolaringologia e urologia. As consultas serão realizadas na Uncisal, em Maceió.

Nos municípios de Piranhas, Olivença e Colônia Leopoldina, onde estavam situadas as arenas montadas pela Sesau, 238 residências receberam as visitas dos técnicos da Vigilância Epidemiológica, além de terem sido inspecionados 184 depósitos e tratados 24 imóveis. Em dois dos imóveis foram encontrados focos do mosquito e eliminados 104 reservatórios com a presença do Aedes aegypti.

Governo Presente no Agreste

A 9º edição do Governo Presente será nos dias 5, 6 e 7 de abril. O evento, com ações e serviços proporcionados pelo Sesau e demais órgãos estaduais, irá beneficiar a população de Arapiraca, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, São Sebastião e Taquarana.






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.