Anterior

SMTT e Arsal capacitam transportadores em Santana do Ipanema

21/05/2018

Anterior

Próxima

Força Tarefa da PM/AL volta as atividades e policiamento é reforçado em Santana e região

22/05/2018

Próxima
21/05/2018 - 18:22
Mais de quatro mil estudantes participam da etapa regional do JEAL

Competições acontecem até domingo (27) nas 13 Gerências Regionais de Educação, apenas nas modalidades coletivas.
Por: Texto de Manuella Nobre
 Foto: Valdir Rocha 

Até domingo (27), mais de quatro mil atletas das redes pública e privada disputam a etapa regional da maior competição desportiva escolar do Estado, os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) pelas 13 Gerências Regionais de Educação (Geres). Esta etapa abrange as quatro modalidades coletivas da competição: futsal, basquete, voleibol e handebol.

Segundo o coordenador geral do Jeal, Henrique Vilela, o evento representa grande oportunidade para os atletas, além da possibilidade de disputa nacional, a troca de experiências entre os participantes.  

“É com grande satisfação que iniciamos hoje mais uma edição do Jeal em todas as regionais do Estado. Este é o principal evento de desporto escolar e que tem uma motivação a mais para os atletas por ser uma seletiva para a etapa nacional. Além disso, é uma grande oportunidade de intercâmbio esportivo”, avalia.   

Mesmo com a eliminação da etapa municipal, a competição tem crescido a cada ano em número de escolas participantes, principalmente da rede pública estadual, segundo dados da coordenação. Em 2016, 145 escolas participaram, sendo 48 municipais, 44 estaduais e 53 privadas. Em 2017, o número quase dobrou, chegando a 266 unidades, com 63 municipais, 120 estaduais e 83 privadas. Este ano 6039 atletas – dos quais 2.539 da rede estadual – competirão nas modalidades coletivas e individuais dos Jogos.

Disputas

Na capital, pela 1ª e 13ª gere, as disputas acontecem em locais distintos. O futsal, modalidade com maior número de equipes, estará concentrado no CDR (Centro de Desporto e Recreação Cleonice Barros), no Cepa, com 91 jogos até domingo, segundo o coordenador da modalidade, Ricardo de Medeiros, das 8h às 17h.

“Continuamos sendo a maior modalidade coletiva e, este ano, com mais participantes do que 2017. O nível dos jogos está bom e promete boas disputas. No infantil, teremos o rodízio de chaves e no juvenil com eliminatórias simples”, explica Ricardo.

O handebol  ocorre de hoje (21) até quarta-feira (23), no ginásio do Sesi Trapiche, das 8h às 16h; na quinta-feira (24), no Ginásio do Sesi do Distrito Industrial, no Tabuleiro, no mesmo horário. Sexta-feira (25), pela manhã, no Sesi Distrito Industrial e, a partir das 14h, e no Sábado e Domingo (26 e 27), no ginásio do colégio Padrão, na Avenida Rotary.

O voleibol acontece no campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)  no Centro, até sexta-feira (25), sempre no período da tarde, a partir das 14h.

Já o basquete inicia hoje no colégio Sacramento, das 13h30 às 17h30. Amanhã (22) no Colégio São José, no Centro, das 8h às 17h. Na quarta-feira (23) volta para o Sacramento, das 13h às 17h30. Quinta e sexta-feira (24 e 25), no Sesi Cambona, das 8h às 16h. Caso a disputa da modalidade se estenda até o sábado (26), estes últimos jogos acontecerão no Pavilhão, em Jaraguá, Colégio Jambo, no Poço, ou na Escola Estadual Marcos Antônio, no Benedito Bentes, ainda a definir.

No interior -  Nas onze gerências do interior, os jogos terão um município sede cada. A grande maioria sediada em ginásios da rede pública estadual.

Pela 2ª Gere as partidas, iniciadas hoje, acontecem em Campo Alegre, com futsal e basquete, enquanto na 3ª Gere, em Palmeira dos Índios, serão no ginásio da Escola Estadual Humberto Mendes com futsal, vôlei e handebol.

Viçosa sediará as disputas da 4ª Gere no Ginásio da Escola Estadual Joaquim Diegues, com futsal e handebol; já Arapiraca, pela 5ª Gere, terá atividades nos ginásios Deputado José Lúcio de Melo (próximo à Escola Estadual Quintella Cavalcante) e João Paulo II, com futsal e handebol.

Em Santana do Ipanema, a 6ª Gere promove as disputas do futsal e handebol no ginásio da Escola Estadual Laura Chagas, enquanto o ginásio Manoel Gomes de Barros, em União dos Palmares, sediará os jogos da 7ª Gere nas modalidades futsal e handebol. As disputas da 8ª Gere serão em Pão de Açúcar, no ginásio da Escola Estadual Bráulio Cavalcante, apenas com equipes de futsal; já a 9ª Gere, em Penedo, concentrará na Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto as partidas de voleibol e futsal.

Na região Norte, a 10ª Gere fará seus jogos na Escola Estadual Maria Antonia, em Matriz de Camaragibe, com futsal e handebol e na outra ponta do estado, no alto Sertão, o ginásio da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão, em Delmiro Gouveia, terá as disputas da 11ª Gere no futsal e handebol. Por fim, a 12ª Gere terá os jogos serão sediados  em Coqueiro Seco, no ginásio municipal.






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.