Anterior

Grupo de pesquisa da Uneal Campus Santana tem trabalho científico premiado

23/05/2018

Anterior

Próxima

Governador em exercício visita Comando da PM e SSP

23/05/2018

Próxima
23/05/2018 - 13:13
Alunos do Ifal Campus Santana participam de competição internacional
Por: por Diego Alves - IFAL
 Foto: Ifal 

Não é surpresa pra ninguém o desempenho dos alunos do Campus Santana do Ipanema nas olimpíadas de Matemática. Com resultados de destaque nas edições municipal, regional e nacional, choveram medalhas e menções honrosas para nossos discentes. Agora, um novo teste desafia a performance dos nossos feras: a participação na I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais, uma competição internacional da disciplina, direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível.

A iniciativa é uma das novidades especialmente preparadas para serem executadas no Brasil com o advento do Biênio da Matemática no país, iniciado em 2017. A ideia é destacar a Matemática dentro do conjunto da ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento nacional. No ano passado, o país recebeu a 58º edição da IMO, a Olimpíada Internacional de Matemática, e sedia em julho deste ano o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), que será realizado no Rio de Janeiro.

A competição

A primeira edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais acontece em duas etapas. Na primeira delas, o estudante reponde uma prova objetiva, com 30 questões de múltipla escolha, todas baseadas no tema "A Matemática está em tudo". Até por isso, as questões podem ser abordadas dentro da perspectiva das outras áreas do conhecimento. No Campus Santana do Ipanema, as provas da Primeira Fase aconteceram ontem (15), aplicadas nos dois turnos, pelos docentes Alexandre Cavalcante e Fernando Mendonça, que coordenam o projeto de ensino "Rumo ao Ouro". Mais de 20 alunos participaram dessa fase inicial, a grande maioria deles participantes do projeto, que vem preparando a turma para a OMIF e OBMEP.

Os alunos aprovados na etapa preliminar, de acordo com a nota de corte, participam da Segunda Fase do evento, quecontempla uma prova com 5 questões dissertativas. Esta etapa da OMIF sempre acontecerá em um dos Institutos Federais. Neste ano, coube a IF Sul de Minas - Campus Muzambinho, a honra de receber a olimpíada em sua estreia. 

Prevista para ser realizada no dia 19 de outubro, a OMIF constará de provas, palestras, confraternização em cerimônia de premiação. As maiores notas serão ranqueadas e darão premiação para os participantes. A iniciativa pioneira é parte do conjunto de ações preparadas para comemorar os 10 anos da criação dos Institutos Federais no país. 






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.