Anterior

Operação desarticula organização criminosa responsável por assaltos a ônibus em rodovias de Alagoas

04/07/2018

Anterior

Próxima

Na estreia do técnico Doriva, CRB vence o São Bento por 1 a 0

05/07/2018

Próxima
04/07/2018 - 17:15
Governo fortalece investimentos no ensino integral em escolas do sertão

Duas escolas que ofertam a modalidade em Delmiro Gouveia e Piranhas receberam reforma e quadra, o que traz ambientes mais atrativos para a juventude local
Por: Texto de Ana Carolina Lima e Ana Paula Lins
 Foto: Valdir Rocha 

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fortaleceu a oferta do ensino integral nas escolas da rede estadual do sertão alagoano. Ao todo, a modalidade é ofertada em dez unidades de ensino da região, as quais oferecem aos seus alunos não só uma jornada ampliada de estudos, mas uma formação abrangente e humanística que prepara o jovem para o seu projeto de vida. Estas unidades também recebem investimentos para a melhoria de sua infraestrutura: nesta terça-feira (2), houve a entrega do ginásio da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão, em Delmiro Gouveia e da reforma da Escola Estadual Xingó II, em Piranhas.

Em Delmiro Gouveia, o vice-governador Luciano Barbosa elogiou a estrutura do ginásio, que leva o nome do professor Antônio Leal. “É muito importante que pessoas que deram sua vida pela educação sejam eternizadas em espaços como este. O ginásio ficou belíssimo e fico feliz em ver como está sendo bem cuidado pela comunidade. A escola está bonita, as salas com ar condicionado. E Delmiro Gouveia também vai ganhar a quadra da Escola Estadual Luiz Augusto, que está em construção”, adiantou Barbosa.

Já a secretária de Estado da Educação, Laura Souza, destacou o compromisso do Governo de Alagoas em oferecer uma educação pública de qualidade para a juventude alagoana. “A escola é um espaço importantíssimo na formação do jovem como profissional e cidadão. Por isso, temos nos preocupado em oferecer uma escola que reflita os anseios dos jovens, pois o mundo lá fora é muito atrativo, mas também pode dispersá-los. Estamos reformando escolas e construindo ginásios, temos o compromisso de transformar a escola pública em um equipamento de excelência”, frisou.

Sonho antigo - Criada em 1985 e ofertando o ensino integral desde 2016, a Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão concentra o maior número de alunos da rede estadual de Delmiro Gouveia, totalizando mais de 800 alunos.  A unidade de ensino, que já foi reformada, recebeu esta semana o seu ginásio de esportes. Um sonho antigo, conforme relata a comunidade escolar.

“Antigamente, para termos aulas de educação física, pedíamos emprestado um espaço do município e os pais nem sempre permitiam, pois era longe da escola. Agora, temos o nosso próprio ginásio, onde, além do esporte, podemos promover as atividades de nossos clubes juvenis”, comemorou a diretora Mércia Barbosa.

Jeocondes Barbosa, gerente da 11ª Gerência Regional de Educação (Gere), diz que a construção da quadra permitirá um incentivo ainda maior ao esporte em uma região que já conta com fortes equipes de basquete e futsal. “Delmiro Gouveia tem quatro escolas estaduais e nenhuma delas tinha ginásio. Esse ano, pela primeira vez, promovemos o Jeal em uma quadra nossa, da rede estadual. São mais de três mil alunos beneficiados”, calculou Jeocondes.

A estudante Maria Cássia Bezerra, da 1ª série do ensino médio integral, fala com satisfação do novo espaço. “A quadra está muito organizada e bonita, é um lugar do qual gostamos muito, a gente vem aqui sempre que possível”, revelou a garota.

Transformação – Na Escola Estadual Xingó II, a reforma promoveu uma transformação radical na instituição de ensino, que se encontrava deteriorada. O prédio recebeu melhoria na sua estrutura hidráulica, elétrica, nova pintura e outros reparos que beneficiam 362 estudantes.

De acordo com o diretor Elvis Oliveira, a mudança foi tamanha que teve ex-aluno que não reconheceu a escola quando foi buscar seu histórico. “A escola está bonita, organizada e com todo o apoio pedagógico que precisa. Quem a conheceu antes e a vê hoje se surpreende”, afirmou o gestor.

O educador também falou do desafio de ser a pioneira na oferta do ensino integral em Piranhas. “Com a implantação do ensino integral, o aluno permanece aqui durante nove horas, tendo diversas atividades enriquecedoras para sua formação. Foi um ganho, uma transformação que veio na hora certa. Só temos a agradecer”, resumiu Elvis.

A comunidade escolar reitera as palavras do diretor. A merendeira Alexsandra Ventura, ex-aluna da instituição, diz que a obra trouxe melhorias para todos. “Temos um ambiente melhor para trabalhar e estudar e muitos adolescentes migraram de outras escolas para cá”, contou Alexsandra.

Uma das novas matriculadas de 2018 é Nadja Isabel Silva Santos, que, este ano, começou a cursar a 1ª série do ensino médio integral.  “Inicialmente, eu não viria estudar aqui, mas quando vim conhecer e vi a reforma em andamento achei maravilhoso. Além disso, o ensino integral é uma grande oportunidade para nós e por isso me matriculei”, recordou a garota.

Além da reforma, a Escola Xingó II também receberá um ginásio esportivo, que está em construção. Já no Distrito de Piau, a Escola Estadual José Sena Dias também será beneficiada com a construção de quadra.

Alto Sertão - Das 20 escolas pertencentes à 11ª Gere, 15 sofreram reformas. Dentre essas 15, seis receberam também quadras onde os alunos além dos alunos assistirem a aulas de educação física podem treinar para competições esportivas.






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.