Anterior

MPF lança seleção para estagiários de Administração e Comunicação em Alagoas

29/08/2018

Anterior

Próxima

Forças de segurança apreendem adolescentes com drogas e arma de fogo em Santana

30/08/2018

Próxima
29/08/2018 - 17:07
Peregrinam pelo Sertão: CineClube Théo exibe filme sobre grupos de Guerreiro

O filme retrata os folguedos do interior de Alagoas
Por: Ascom
 Foto: Divulgação 

Na próxima quinta-feira (30), ocorrerá mais uma edição do CineClube Théo. O filme do mês é Guerreiros, que retrata a tradição desse folguedo no interior do Estado, onde hoje só existem dois grupos, ambos descendentes do mestre Nivaldo Abdias Bonfim. O filme será exibido no auditório do Museu Théo Brandão, às 14h.

Apesar dessa redução, eles ainda peregrinam pelo Sertão alagoano, levando adiante o último pedido de mestre Nivaldo Abdias, que foi não deixar o Guerreiro Campeão do Trenado acabar. Os grupos seguem pelas cidades levando as tradições, mas, muitas vezes, vão sem uma rota programada, sem saber onde irão ficar, se serão contratados, se terão dinheiro suficiente para os mantimentos ou quando e como voltarão para casa.

Após a sessão, haverá um debate com Rachel Rocha, professora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mestra em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França. Ela trabalha com Memória e Identidade Cultural, Patrimônio Imaterial e História e Cultura de Alagoas. Na mesa, também haverá a participação da mestra Iraci Ana, do Guerreiro Campeão do Trenado. Ela dança o guerreiro desde criança e já foi de Caboclinha à Rainha. Em 1988, comprou o Guerreiro do mestre Zé Pequeno e colocou seu pai, Nivaldo Abdias como mestre, continuando a dançar como rainha, mas o pai fundou seu próprio Guerreiro e fez com que ela virasse mestra.

O projeto Cineclube Théo acontece na última semana do mês, com o objetivo de "abordar temas contemporâneos, sempre trazendo convidados para discutir esses assuntos", explicou Iraci Oliveira, do Núcleo de Ação Educativa e Pesquisa do MTB. O evento é aberto ao público. A classificação etária indicativa é livre.


SERVIÇO

O que: Cineclube Théo: - Filme Guerreiros

Quando: 30 de agosto

Onde: Auditório do Museu Théo Brandão (Av. da Paz, 1490, Centro, Maceió – Alagoas)

Horário: 14h






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.