Anterior

Hospital de Santana emite nota sobre interdição parcial do setor de Urgência e Emergência

23/11/2018

Anterior

Próxima

Escola Laura Chagas é campeã em duas categorias no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Alagoas

24/11/2018

Próxima
24/11/2018 - 12:00
Alunos das Escolas Estaduais Laura Chagas e Mileno Ferreira são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Foram 90 medalhas para Alagoas, das quais 29 de alunos da rede estadual, em todo o estado, sendo duas em Santana do Ipanema.
Por: Redação Sertão na Hora com Ascom Seduc
 Foto: Jean Souza 

Os alunos Iury Silva Mendes e Wedson Rocha dos Santos, das Escolas Estaduais Laura Chagas e Mileno Ferreira, respectivamente, localizadas em Santana do Ipanema, foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A lista foi divulgada no site oficial da competição - www.obmep.org.br - na quarta-feira (21) e também trouxe a relação de professores, escolas e secretarias de educação premiadas, além das Menções Honrosas.

Alagoas bateu novo recorde com 90 medalhas - 77 bronzes, 12 pratas e 1 ouro - e 447 Menções Honrosas. São três conquistas a mais do que em 2017, que teve 87 medalhistas.

Destas 90 medalhas, 84 são da rede pública e seis da rede particular. E dentre os 90 medalhistas da rede pública, 29 são da rede estadual. Os números da rede estadual alagoana representam um avanço em relação ao ano passado, quando Alagoas teve 17 medalhistas, 12 a menos que este ano.

Em todo o Brasil, 18 milhões de pessoas se inscreveram para as provas da OBMEP 2018. Em Alagoas, foram 350.497 jovens alagoanos participando da competição - e, dentre estes, 168.239 alunos de 275 escolas da rede estadual.

O único ouro alagoano foi conquistado pelo estudante Kevin Djhonatha de Lacerda, do Colégio Fantástico, de Maceió.

Destaques

Dentre os 29 medalhistas da rede estadual, a Escola Estadual Álvaro Paes, de Coité do Noia, "a fábrica alagoana de talentos da matemática", aparece mais uma vez com destaque. Das 14 edições da Olimpíada, a unidade de ensino conquistou medalhas em 11. Este ano, foram os estudantes Ezequiel de Braga Santos, com o bronze, José Ruan Francisco, com o bronze (medalha que já havia conquistado em 2016) e Maria Karla Barbosa, com a prata. Maria Karla, por sinal, já acumula em seu currículo três medalhas de bronze (duas pela rede estadual e outra pela rede municipal) e iguala o feito da conterrânea Marta Oliveira, que, em 2013, também ganhou a prata para Escola Álvaro Paes.

Na rede estadual alagoana, provas ocorreram em 275 escolas (Fotos: Valdir Rocha e Ana Paula Lins)

Prata também para Wellington José Leite da Silva, da Escola Estadual Onélia Campelo, de Maceió.

Outro destaque da edição 2018 da OBMEP foi o Colégio Tiradentes da PM, com seis medalhas de bronze - sendo três da unidade Maceió e três da Unidade Agreste de Arapiraca. Dentre eles, a bimedalhista de bronze Chloe Sophia Golubiewski.

Investimento em formação

O superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa, comemora o desempenho da rede estadual na olimpíada. Ele atribui o resultado a um trabalho gradual, que inclui, detre outras ações, a formação continuada de professores e projetos para preparar alunos para a competição nas escolas.

"Por meio do Programa Escola 10, onde Estado e municípios uniram forças, já registramos melhorias na aprendizagem de nossos alunos. Nossas ações de formação continuada com os professores e os projetos em parceria com a Universidade Federal de Alagoas proporcionaram alunos melhor preparados. Estamos colhendo o fruto de um trabalho planejado, onde o professor foi peça fundamental. E esse trabalho terá continuidade", destaca Ricardo.

O coordenador da OBMEP em Alagoas, professor Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da UFAL, também ressalta a importância da parceria  entre a universidade, Estado e municípios para a conquista de bons resultados.

Na rede estadual alagoana, provas ocorreram em 275 escolas (Fotos: Valdir Rocha e Ana Paula Lins)

"O apoio dos professores do Instituto de Matemática, em parceria com professores da rede estadual, tem sido fundamental para ampliar os bons resultados em várias escolas. Conquistar uma medalha significa superar uma altíssima concorrência nacional e acredito que aqueles que conseguirem implantar boas formações continuadas a seus professores conseguirão obter bons frutos, não só em relação à OBMEP, mas também melhorar seus indicadores educacionais", avalia Adelailson.

Medalhistas

Foram medalhistas pela rede estadual os estudantes Chloe Golubiewski (Colégio Tiradentes Maceió), José Gustavo Farias (Colégio Tiradentes Agreste) Arthur dos Anjos (Colégio Tiradentes Maceió), Cláudio Matheus Anselmo Santos (Colégio Tiradentes Agreste), Luana Marina Ferro (Escola Rotary Arapiraca), Rubens José Firmino (Escola Padre Jefferson de Carvalho), Rafaela Candido (Escola Alfredo Gaspar), Albert Willames Peixoto (Escola Dr. Paulo de Castro Sarmento), Ana Vitória de Lima Santos (Escola  Margarez Lacet), João Victor Silva Santos (Escola Padre Cabral), Walleria Simões Correia (Colégio Tiradentes Agreste), Kaua Lourenço de Vasconcelos (Colégio Tiradentes Maceió), Jeann da Rocha (Escola Margarez Lacet), Diogo Magalhães (Escola Manoel de Araújo Dória), Gabriela Barbosa (Escola Almeida Cavalcanti), José Joaquim da Silva Neto (Escola Jorge de Lima), Robert Leonard Correa (Escola Comendador José da Silva Peixoto), Gabriel Victor dos Santos (Escola Santos Ferraz), Wellington da Silva Santos (Escola Padre Aurélio Gois), José Euclides da Silva Neto (Escola Professora Joanita de Melo), Iury Silva Mendes (Escola Laura Chagas, Santana do Ipanema), José Ruan Francisco (Escola Álvaro Paes), Mateus Pereira Araujo (Escola Elza Soares), Wedson Rocha dos Santos (Escola Mileno Ferreira, Santana do Ipanema), Ezequiel de Braga Santos (Escola Álvaro Paes), Sayonara Esther Ferreira (Escola Djalma Barros Siqueira), João Victor Ferreira (Escola Maria Cândida), Wellington José Leite da Silva (Escola Onélia Campelo) e Maria Karla Barbosa (Escola Álvaro Paes).






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.