Anterior

Pelo alagoano, CEO empata com o Coruripe e CRB vence o Dimensão

11/03/2019

Anterior

Próxima

ANA e IBAMA vencem ação judicial que mantém redução da vazão do rio São Francisco em Xingó

11/03/2019

Próxima
11/03/2019 - 10:52
Blog recupera memória do pioneiro do cinema em Santana do Ipanema
Por: ASCOM
 Foto: Isis Azevêdo 

 

Está sendo lançado neste mês de março o blog “Memória do Cine Ipanema- 70 Anos -1949/2019”, trata-se de uma publicação contando toda a história do primeiro cinema que funcionou no sertão de Alagoas, em Santana de Ipanema, e o seu fundador, o santanense José Francisco Filho.

Baseado no espólio documental do cinema e em depoimentos do próprio José Francisco ainda em vida (morreu em 1995), sua irmã Maria do Amparo (hoje com 96 anos) e a cunhada Wilma Freitas (com 84 anos), o professor aposentado da Universidade Federal de Campina Grande, Romero Azevedo (filho de José Francisco) reconstituiu completamente toda a história do cinema pioneiro, inclusive fixando a data de inauguração e o primeiro filme exibido ali.

Ilustrado com documentos do cinema, como por exemplo um recibo de pagamento da conta de luz da empresa  municipal de energia alimentada por óleo diesel (ainda não havia energia de Paulo Afonso), pôsteres e fotos dos filmes exibidos, contratos com as distribuidoras de filmes situadas em Recife, telegramas e cartas trocadas entre José Francisco e os distribuidores, o blog é rico em detalhes iconográficos que confirmam a história contada.

Fotos do acervo familiar de José Francisco, mostrando os personagens reais que participaram com ele dessa iniciativa pioneira também compõe o blog.

Uma introdução abordando aspectos socioculturais de Santana, Alagoas e o Mundo    no ano de 1949 situa o leitor no contexto histórico do relato, faz parte ainda dessa introdução um texto mostrando a importância do cinema naquela metade do século 20.

O professor e pesquisador Romero Azevedo diz: “Santana do Ipanema teve um importante passado no campo cultural, desvendá-lo para as gerações de hoje foi a forma que encontramos para encorajá-los   e incentivá-los a prosseguir firmes nesta área, não só como consumidores de produtos culturais, mas sobretudo como produtores de arte e cultura na principal cidade do sertão das Alagoas.”

O Blog “Memória do Cine Ipanema” pode ser acessado neste endereço: https://memoriacineipanema.blogspot.com

 






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.