Anterior

CISP prende jovem com drogas e dinheiro em Pão de Açúcar

18/10/2019

Anterior

Próxima

Prefeito de Santana visita obras de reconstrução da Escola Francisca Angélica de Assis

18/10/2019

Próxima
18/10/2019 - 11:57
Projeto do Ifal Campus Santana é destaque em Encontro de Jovens Pesquisadores

Valterlange dos Santos recebeu prêmio em evento sediado em Caxias do Sul
Por: Jhonathan Pino - jornalista / IFAL
 Foto: IFAL 

Dois alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram do 27º Encontro de Jovens Pesquisadores, realizado entre os dias 8 e 10 de outubro, na sede da Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Acompanhados pelo orientador e professor de Língua Portuguesa do Campus Santana do Ipanema, Odair José Silva dos Santos, os estudantes apresentaram desdobramentos de pesquisas realizadas em projeto de iniciação científica, na unidade.

No encerramento do evento, o estudante Valterlange dos Santos recebeu o prêmio de destaque, na categoria Ciências Humanas e Sociais, com o trabalho “Estudo de designações espaciais em letras de canções gauchescas”, que tem como objetivo geral examinar as construções de sentidos designadores espaciais de letras de canções gauchescas.

O outro aluno do Campus Santana, Kayky Luan Costa Souza, apresentou um “Estudo de designações espaciais em Letras de Forró”. No trabalho, ele também buscou examinar as construções de sentidos e interpretações de designadores espaciais de canções, porém, do gênero regional nordestino.

Odair José comenta que os dois alunos são voluntários e ainda estão com a pesquisa em andamento. Desde março deste ano eles estão tentando compreender como as construções de sentidos e interpretações reveladas nas designações espaciais são registradas nas letras de canções dos dois gêneros regionais. No momento eles, estão organizando o corpus e análise das letras de canções.

“Para tanto, buscamos subsídios na Linguística Cognitiva para refletir sobre como indivíduos interpretam vocábulos diferentes em canções regionais, quando dispostos em enunciados diferentes”, argumentou na apresentação.






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.