Próxima

CRB empatou com o Vitória em Salvador por 2 a 2 e segue na luta pelo G-4

13/11/2019

Próxima
13/11/2019 - 08:00
Prédios e monumentos de Santana são iluminados de azul para alertar sobre o câncer de próstata
Por: Redação Sertão na Hora
 Foto: Jean Souza 

Depois da campanha Outubro Rosa que mobilizou as mulheres para prevenção do câncer de mama, agora é a vez dos homens. A Prefeitura de Santana do Ipanema trocou a iluminação de prédios e monumentos que estavam rosa pelo azul.

A nova iluminação é uma iniciativa que faz parte da campanha “Novembro Azul” que visa alertar e conscientizar a população em relação à prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem.

As sede da Prefeitura, da Casa da Cultura, além dos monumentos O Candinho e o Cristo Redentor receberam a iluminação azul.

Com objetivo de compartilhar informações e ofertar serviços, durante todo o mês, a Secretaria de Saúde, por meio das Unidades de Saúde do município, realizará palestras, testes rápidos, solicitação do  Antígeno Prostático Específico (PSA).

CÂNCER DE PRÓSTATA

O Câncer de próstata é o tumor que afeta a prostata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.