Central Estadual de Regulação de Leitos completa quatro anos com quase 90 mil pacientes transferidos

Serviço é responsável pela transferência de pacientes que precisam de internação e funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia

Por Fabiano Di Pace - Ascom Sesau

28/03/2024 -

14:21h

Olival Santos - Ascom Sesau

A Central Estadual de Regulação de Leitos, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), chega aos quatro anos de funcionamento contabilizando 89.181 pacientes regulados para internação hospitalar. A título de comparação é como se, neste período, o serviço tivesse assegurado leitos para internar os moradores de Maragogi, Pão de Açúcar, Santana do Mundaú e Mata Grande juntos, de acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e IBGE.

Destrinchando os dados, no período de quatro anos, a Central Estadual de Regulação de Leitos assegurou 21.426 vagas exclusivamente para atender pacientes acometidos pela Covid-19 e 67.755 vagas foram destinadas a internar pacientes com outros problemas de saúde. O serviço funciona na sede da Sesau, no bairro Jaraguá, em Maceió, e conta com médicos, enfermeiros e pessoal de apoio que atuam em escala de plantão, todos os dias da semana, 24 horas por dia.

A Central Estadual de Regulação de Leitos, inaugurada em março de 2020, possui a função de organizar as transferências dos pacientes que necessitam de internação hospitalar ou que irão realizar algum procedimento cirúrgico. Este processo ocorre dentro das unidades hospitalares sob tutela estadual, incluindo aquelas que são particulares e filantrópicas, desde que possuam leitos contratualizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos aqui para comemorar um marco incrível: o quarto aniversário da Central de Regulação do Estado de Alagoas. Em quatro anos de dedicação e compromisso, já atendemos quase 90 mil pacientes. Isso demonstra a importância crucial da regulação para a assistência dos alagoanos, abrangendo os 102 municípios do Estado”, destacou o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau.

Para a superintendente de Regulação da Sesau, Saionara Gomes, vale ressaltar a importância dos Núcleos Internos de Regulação (NIRs), que ficam localizados em uma das unidades hospitalares. “Por meio deles, são monitorados, avaliados e acompanhados os pacientes desde a entrada na unidade hospitalar até a sua alta médica, contribuindo para que ocorra a rotatividade de leitos e mais vagas estejam disponíveis para atender a outros pacientes. Desse modo, a gente consegue garantir de fato acesso à saúde com igualdade, integralidade e equidade, obedecendo aos princípios do SUS”, frisou.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou, ainda, o compromisso da gestão estadual em assegurar uma assistência qualificada e acessível para todos os alagoanos. “A saúde é um direito de todos e a gestão estadual, capitaneada pelo governador Paulo Dantas, segue trabalhando para que a população tenha a sua disposição serviços cada vez mais qualificados e pautados por princípios de humanização no atendimento”, reforçou o secretário.