Anterior

Governo federal reconhece situação emergência em Santana e outros 41 municípios alagoanos

28/02/2020

Anterior

Próxima

Governo do Estado libera primeira faixa salarial nesta sexta-feira (28)

28/02/2020

Próxima
28/02/2020 - 09:36
Lei Seca aborda mais de mil veículos e prende 7 condutores por embriaguez no Carnaval

Ação percorreu dez municípios alagoanos com o intuito de garantir segurança à população
Por: Texto de Mácio Amaral
 Foto: Divulgação 

No Carnaval de 2020, a operação Lei Seca, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), superou o número de ações educativas realizadas no comparativo ao ano passado. A equipe percorreu diversas cidades do estado entre os dias 19 e 26 de fevereiro, com o intuito de garantir que a população curtisse os dias de folia com segurança.

A ação esteve presente nos municípios de Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Boca da Mata, São Luiz do Quitunde, Barra de Santo Antônio, Murici, União dos Palmares, São José da Laje e Maceió.

Ao todo, foram 1.098 veículos abordados e 1.146 testes de alcoolemia realizados. Sete condutores foram presos por conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão do álcool, número que, em 2019, foi de apenas dois.

Um total de 214 Autos de Infração de Trânsito (AITs) foram aplicados por diversas irregularidades, 65 condutores foram flagrados sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 36 se recusaram a fazer o teste, que leva à autuação pelo Artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

"Tivemos mais prisões porque fomos em locais diferentes, como Boca da Mata, Murici e São José da Laje. A nossa missão é localizar os pontos mais vulneráveis para retirar o perigo de circulação. As pessoas precisam ter consciência e perceber o risco de conduzir veículo sem o preparo adequado”, explica o coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa.

Ele ressalta que a intenção é seguir fortalecendo a operação durante todo o ano. “O trabalho vai continuar forte, com ações educativas em faculdades, escolas e empresas, e vamos seguir aumentando as ações de fiscalização a cada mês, com o foco de evitar tragédias”, afirma.

Educação

Além da fiscalização, o Detran de Alagoas também levou ações de rua em alusão à campanha “Quem vai pra rua vai de boa” para Maceió, nas prévias carnavalescas e também pontos de alto fluxo nesse período, como Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Praia do Francês, Paripeuira, Japaratinga e Maragogi.

As ações contaram com distribuição de panfletos educativos contendo dicas de trânsito, entrega de brindes da campanha, como mochilas, squeezes, ventarolas e panfletos, além de a presença de arte educadores que, de forma lúdica, passaram a mensagem de sensibilização.

Para o diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, essas ações promovidas pela autarquia foram importantes para manter a conscientização sobre os cuidados no trânsito nesse período de festas. “Carnaval é uma época de diversão e o Detran esteve nas ruas intensificando as dicas de segurança para garantir que todos aproveitassem esses dias com responsabilidade”, pontua.






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.