Anterior

Renan Filho e Sílvio Bulhões fazem entrega do Cartão CRIA nesta quinta (11) em Santana

10/02/2021

Anterior

Próxima

Hospital Regional de Santana emite nota para informar manutenção do Tomógrafo

10/02/2021

Próxima
10/02/2021 - 14:27
Inácio Loiola protocola projeto que flexibiliza pagamento do auxílio emergencial à cultura em AL
Por: Yela-Diane
 Foto: Yela-Diane 

Por meio de suas redes sociais, o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) anunciou o protocolo de um novo projeto de lei que visa beneficiar os profissionais do segmento artístico-cultural que tiveram a renda afetada em decorrência da pandemia do coronavírus.

O projeto de lei que já está acessível no sítio eletrônico do Poder Legislativo sob a nomenclatura “Regime Jurídico Emergencial e Transitório de Pagamento de Benefícios” autoriza o Poder Executivo a realizar pagamentos de benefícios eventuais aos trabalhadores da cultura no Estado de Alagoas.

A medida busca prover o auxílio financeiro àqueles que atuam na cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais, em conformidade com a Lei Federal Aldir Blanc, que tenham perdido ou deixado de auferir renda em razão da proibição da realização de eventos artísticos-culturais por conta da emergência na saúde pública estadual.

De acordo com o parlamentar, a proposição legislativa também cria no Plano Plurianual 2020-2023 a “Ação Orçamentária ao Fundo Estadual de Fomento à Cultura”, permitindo ao governo estadual abrir crédito adicional e eventual para ações emergenciais destinadas ao setor cultural, desde que observado o limite estabelecido constitucionalmente.

Inácio Loiola também destacou que há ainda uma preocupação com as exigências da Lei Aldir Blanc que dificultam o acesso dos artistas ao auxílio financeiro previsto na norma.

“Precisamos flexibilizar essas normas, descentralizar os recursos de fomento à cultura. As exigências que disciplinam a distribuição desse auxílio emergencial, como a elaboração de projetos, exigibilidade de regularidade fiscal e outros critérios dificultam ainda mais o processo, a tempo de receber o auxílio o quanto antes”, afirmou.






Link:




Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.